Para que serve a umectação capilar?

Para que serve a umectação capilar?

A umectação capilar é um tratamento onde se aplica óleo em todo o cabelo, para nutrir os fios e impedir o aparecimento de frizz e pontas duplas. A umectação mantém o cabelo umedecido com o auxilio dos óleos vegetais, e máscaras que contêm óleos. O principal objetivo é fazer com que o fio retenha água por mais tempo e  fique hidratado, brilhante, macio, nutrido e com pH equilibrado.


A umectação é indicada para todos os tipos de cabelo que sofrem com o ressecamento, pode ser os cacheados, crespos, ou fios lisos . Nos fios lisos é necessário mais atenção na hora de retirar a umectação para evitar o que fique oleoso.

O melhor óleo para fazer umectação é o 100% vegetal, extra virgem puro, sem adição de produtos químicos, como por exemplo:

óleo de coco;
abacate;
argan;
rícino;
amêndoa;
semente de uva;
e óleo de oliva.
Alguns benefícios da umectação:

Com a umectação o cabelo  repõe nutrientes, acaba com o ressecamento, o frizz e a aspereza. Deixa o cabelo super brilhante e definido, além de prevenir a queda e quebra dos fios.

Para facilitar fazer a umectação, divida o cabelo em mechas, assim o óleo penetra em todas as mechas sendo aplicando da raiz até as pontas e imediatamente enluvando cada uma das mechas com film.

Quando fizer no cabelo todo, espere no mínimo 2 horas, e para retirar lave o cabelo normalmente.

Como fazer a umectação:

Passe o óleo com o cabelo sujo, ou limpo, tanto faz. Se lavar, retire o excesso de água com uma toalha, deixando o cabelo apenas úmido.
Faça aplicação do óleo vegetal da raiz até as pontas. Não precisa exagerar na quantidade porque o fio só vai absorver  o necessário.
Não tenha pressa, espere agir por no mínimo 2 horas.
Lave o cabelos com shampoo de sua preferência, é necessário passar shampoo duas vezes para retirar bem o óleo.
Finalize a lavagem com  condicionador para fechar as cutículas.
Use um leave-in e deixe secar naturalmente, nada de secador.

Para manter o cabelo saudável, o ideal é fazer as umectação a cada 15 dias.
Na primeira aplicação pode não fazer muita diferença, mas continue fazendo que o resultado é compensador.

Até a próxima!